LUAN DUTRA
Participar do 10º ENPJ foi de uma riqueza muito grande. Lá, pude conhecer um pouco mais sobre PJ, quando nós achamos que conhecemos a PJ, é participando de um encontroa esse nível que descobrimos que o que conhecemos é apenas uma pequena parte. Conhecer jovens de todo o Brasil que comungo da mesma ideia, dos mesmos sonhos e mesmas lutas; só que com pensamentos diferentes; é de um aprendizado imenso. O ENPJ nos mostrou que para sermos Igreja Jovem precisamos: “SER O QUE DEVO SER, PARA AGIR COMO DEVO AGIR”, tentar transformar a sociedade em uma sociedade mais igualitária, sair de dentro da Igreja (templo), dar testemunhos felizes.Uma das frases que mais me marcou foi: “TEMOS QUER SER O PRESENTE PARA CONSTRUIRMOS O FUTTURO” – Dom Pedro Casaldáliga.
No ENPJ eu pude conhecer mais sobre os projetos nacionais e entende-los um pouco, sobre identidade pastoral, e conhecer pessoas como Carmen Lúcia Teixeira, Dom Cinésio e Hilário Dick é simplesmente renovar nossas forças para continuar na caminhada, porque são pessoas que lutaram e continuam lutando pela causa da juventude.
Um dos momentos que mais me emocionei foi escutar Hilário Dick falando de identidade pastoral, de o que é ser pastoral da juventude; e só pra constar, ele estava muito emocionado;
“Celebrar a Eucaristia é beber e comer a nossa Utopia” Pr. Hilário Dick
Finalizando digo que o ENPJ é um momento de aprendizado, conhecimento, celebração, experiência e testemunho dessa linda juventude da PJ, que “COMUNGA DA LUTA SOFRIDA DE UM POVO QUE QUER TER VOZ, TER VEZ LUGAR”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário