segunda-feira, 6 de maio de 2013

Juventude Tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas.


“Após comerem, Jesus pergunta a Pedro: Simão, filho de João, ama-me mais que a estes? Simão respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Jesus então respondeu: Apascenta as minhas ovelhas” João 21, 15.

 

Não entrando no mérito do questionamento de Cristo, nem mesmo na resposta de Pedro, mas sim na resposta de Cristo a Pedro, “apascenta as minhas ovelhas”.  O discurso de hoje é sobre esse trecho retirado do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.  

Apascentar as ovelhas de Cristo olha tamanha a responsabilidade confiada a Pedro.  E nós juventude já paramos para refletir se ao invés do nome Simão, Cristo troca colocando o nosso nome e no final nos diz, apascenta as minhas ovelhas?


Se seu nome não está aqui, não se preocupe, você também é vocacionado

  Isso mesmo, eu e você também somos convidados por Cristo para apascentar suas ovelhas. Tudo bem, você pode me questionar dizendo, mas só apascenta ovelhas o pastor, e pastor é o padre, é o bispo é o Papa, não eu.  Se fosse um jogo de perguntas e respostas, como aquele antigo Passa ou Repassa você levaria uma tortada na cara, ou ainda mesmo se fosse o clássico Show do Milhão você perderia a oportunidade de se tornar milionário. Eu e você somos convidados a pastorear as ovelhas de Cristo, acima de tudo após aquele sacramento básico, a Crisma, ou seja, a confirmação do nosso batismo, o atestado de compromisso com a fé, antes de tudo com Deus. Todos somos vocacionados ao pastoreio, você também é chamado a essa missão desde antes de seu nascer, pastorear é uma vocação nata que não cabe apenas ao coordenador do seu grupo, cabe a mim, a você, a todo ser humano, basta que seja observada dentro de nós, mais que observada, a vocação do pastoreio deve ser posta em prática.


Já sei, já sei, vai dizer que tem vergonha, que não sabe falar, mal entende dos documentos da Igreja e que tem medo de microfone, tudo bem eu também não tinha um bom relacionamento com nada disso, aprendi com o tempo e com boa vontade de exercer minha vocação, mas pastorear é muito além disso,  é dar-se ao outro, é saber amar ao próximo do jeito que ele é, é ver naquele que senta ao seu lado em um ônibus a ovelha de Cristo, saber que em todo o momento precisaremos está atentos ao próximo, para entender suas necessidades, seus fracassos, para estender a mão, colocar-se a serviço e apascentar aquela ovelha. Apascentar é nutrir, isso que somos chamados a fazer, a nutrir ao próximo com o amor, com a verdade.  


O pastoreio está em nós para ser vivido dentro e fora dos muros da Igreja, o pastoreio é aquele desejo que grita incansavelmente por um mundo melhor, um mundo mais justo, mais humano, um mundo de amor. Vamos apascentar as ovelhas e permitir que sejamos apascentados. Todos nós somos ovelhas e pastores, todos nós precisamos nutrir e ser nutridos pelo amor. Unidos construiremos a civilização do amor.







Nenhum comentário:

Postar um comentário