quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PJ participa da Semana Municipal da Juventude em Angra

Do dia 21 ao dia 28 de Setembro deste ano, nossa cidade viveu um momento muito especial que foi a Semana Municipal da Juventude que tinha como temática: "Jovem - Ampliando olhares e despertando desafios!". Uma atividade promovida pela Câmara Municipal em conjunto com a Coordenadoria, o Fórum e o Conselho Municipal de Juventude.

A semana começou com uma linda caminhada da Juventude que percorreu as ruas do Centro de Angra, com uma juventude participativa e que queria mostrar seu jeito jovem de ser.


No dia 23 deu-se início o primeiro debate com a juventude na Câmara Municipal tendo como foco o "Jovem como sujeito de direitos", onde a juventude pode afirmar seus direitos e pensar como se fazer valer dos mesmos. Jovens da Pastoral da Juventude, mas uma vez, reafirmaram a defesa pelo direito a vida, dizendo assim um basta a violência e o extermínio da nossa juventude. Tivemos como convidadas a Letícia Viana ( PJ ) e a Presidente do COJUERJ Adrielle Saldanha.

Na quarta-feira, 25, debatemos "Juventude, sexualidade e afetividade", um debate que se faz necessário, visto como a cada dia vem se banalizando as relações e o alto índice de casos de doenças e jovens engravidando sem planejamento familiar. É importante reforçarmos os laços familiares e nossa juventude precisa estar cada vez mais consciente e orientada acerca do assunto. 

Dia 27 foi um debate ímpar, pois a "Criminalização da juventude" é algo que vem marginalizando e destruindo vidas. A juventude presente deu seu grito sobre a importância de termos políticas de socialização, formação e inserção no mercado de trabalho, pois "quando a sociedade exclui, o crime inclui". Foi uma unanimidade que devemos dizer não a redução da maioridade penal, que o Estatuto da Criança e do adolescente se faça valer e uma reformulação do nosso "falido" sistema carcerário que já virou "escola do crime". Os convidados desta noite foram Walmir Jr (CRPJ - Leste 1), Tiago Santana (Superintendente de Juventude) e o Advogado Ariel de Castro.



Numa sessão especial na Câmara, se deu o encerramento da Semana da Juventude no dia 29 com uma explanação sobre o Estatuto da Juventude, recém aprovado, e em seguida, jovens e organizações de juventude, dentre elas a PJ, foram agraciadas com monções de aplausos entregues pelo poder legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário