quarta-feira, 9 de março de 2016

PJ realiza Vigília da Juventude


A tradicional Vigília da Juventude que acontece todos os anos durante a Quaresma, foi criada em preparação para Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2013. Neste ano, aconteceu no final de semana dos dias 5 e 6 de março, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Angra dos Reis.

O evento, que reuniu cerca de 40 jovens de Itaguaí, Mangaratiba e Angra, começou às 21h do sábado (5) com as boas-vindas do pároco Padre Adenilto Godoi, e terminou às 6h da manhã de domingo (6), com adoração ao Santíssimo Sacramento. O vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Angra, Frei Reinaldo Rodrigues, fez os jovens refletirem sobre: "o que é uma vigília?" e disse: "Esse é um momento de oração e contato com Deus. A oração é aquilo que sai do seu coração". E completou: "Em vigília nós também ficamos no deserto, assim como Jesus esteve e foi conduzido pelo Espírito Santo para orar. O que vai acontecer aqui hoje depende de cada um de vocês!".


Em seguida, houve o Ofício Divino da Juventude, conduzido pelo Grupo Jovem Louva Deus, de Conceição de Jacareí. No momento, o assunto abordado foi a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) deste ano, cujo tema é "Casa Comum, nossa responsabilidade" e trata especialmente do saneamento básico. Depois, o jovem Alex Almeida, do Grupo Jovem Efatá, do Centro de Angra, mostrou vídeos do Papa Francisco e explanou sobre a CFE, dividindo os integrantes em grupos para uma roda de conversa e dinâmicas sobre "o mundo que temos, teremos e queremos...". 


Por volta das 2h30 da madrugada, os participantes reuniram-se na igreja para a Leitura Orante, que falava um pouco sobre a Paixão de Cristo. Logo após, houve dinâmicas e para encerrar a vigília, o Grupo Jovem Caminho Novo, anfitrião da Vigília da Juventude 2016, conduziu a adoração ao Santíssimo, na capela da Igreja. No ato, os jovens benzeram-se uns aos outros com a água que Frei Reinaldo abençoara naquela noite, em compromisso com as causas do Reino e dos excluídos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário