segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Aconteceu 1° Seminário de Formação para a JMJ na Diocese de Itaguaí

A luz do ano da fé e cada dia mais próximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013), no dia 02 de Dezembro, tivemos um momento de formação, informação e ações práticas visando a construção da Pré-JMJ 2013 baseado nas linhas pastorais de evangelização. 


O 1° Seminário de formação da JMJ, teve como objetivo fomentar a comunhão das paróquias e tirar estratégias para que todos os esforços nesta preparação, possam ser trabalhadas em bases sólidas de formação, Ação e Espiritualidade com os jovens estrangeiros e brasileiros que vivenciaram deste momento na semana missionária.

Pela manhã foi feito memória de como surgiu a idéia de JMJ a partir do desejo de João Paulo II de ir ao encontro da Juventude em 1985 e em 1986 o próprio oficializou o encontro. Foi lembrado de um momento muito importante e de grande significado que foi a entrega da cruz peregrina aos jovens, cruz esta que acompanham todas as jornadas. Fazendo memória dos principais acontecimentos, passamos por cada país que acolheu a JMJ desde então, vendo que este encontro aconteceu, ininterrompidamente a cada 2 ou 3 anos. 

Chegando na última JMJ, 2011, que aconteceu em Madri, onde tivemos o maior numero de brasileiros em uma jornada, Luan Dutra e Fernanda Barbosa, reviveram os momentos que passaram na Espanha. Desde os momentos bons aos momentos de amadurecimento da fé a partir dos momentos tensos, como terem que dormir na praça, ficarem do lado de fora da vigília entre muitos outros que nos mostraram que nem tudo é festa e precisamos ir num espírito intenso de missão.


Chegando em 2012 foi feito uma explanação dos objetivos e o que se espera deste encontro. Foi pensado nas dificuldades e de como o litoral sul-fluminense se fará presente e do grande desafio que vai ser acolher cerca dos 3 milhões de jovens estrangeiros em nosso país. Após, Frei Fernando falou sobre o Ano da Fé (2012-2013) que faz lembrar os 50 anos do Consílo Vaticano II e os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica. Foi um momento importante, que nos fez refletir a importância da construção de JMJ mediante a vivência de povo e que este momento não se torne mais um show.


Neilton dos Reis nos troxe tudo que está rolando desde já nesta preparação e nos apresentou o site oficial www.rio2013.com. Em seguida foi feito uma analise a atual conjuntura de trabalho dentro da diocese para a construção da Semana Missionária, semana esta que antecede a JMJ 2013, na qual nossa região vai acolher mais de 3.000 jovens peregrinos estrangeiros. 
Com tanto assunto a ser conversado e discutido, o tempo foi pouco e ao final foi concenso que para o início do ano que segue, precisaríamos de uma segunda etapa, para sentarmos e mais uma vez vivênciarmos deste espaço de comunhão para melhor nos prepararmos, Rumo a Semana Missionária e JMJ. 
Veja as fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário