sábado, 3 de novembro de 2012

DNJ 2012 - "Qual vida vale a pena ser vivida?"


“Eu vim para que todos tenham vida”. (Jo10,10)

A Igreja, ao longo dos anos, tem buscado dar resposta a essa pergunta dos jovens. “Qual vida vale a pena ser vivida?”. As circunstâncias da vida dos jovens, a mentalidade e as próprias relações com as famílias estão profundamente mudadas. É preciso assegurar o direito à vida para todos os jovens.

O DNJ de 2012 veio para nos mostrar que, para uma vida realmente tenha sentido, seja produtiva, colabore com a melhoria da humanidade e proporcione felicidade, ela precisa ter base segura e uma construção firme. Para nós, cristãos, a rocha firme é Jesus Cristo e seu Evangelho. E a Igreja, como comunidade dos que partilham da mesma fé e dos mesmos ideais de ‘novos céus e novas terras’, nos educa e orienta para a construção da ‘casa sobre a Rocha’. O Projeto Pessoal de Vida é justamente essa construção, pensada em todas as suas dimensões, para que nenhuma parte seja esquecida da ‘casa’, bem como todas as ‘dependências da casa’ sejam boas e estejam ‘interligadas’.



Para a construção do Projeto Pessoal de Vida, é preciso estar motivado/a para esse empenho, que exige, entre outras coisas, atenção, estudo, oração, liberdade, opções e renúncias. Algumas perguntas iniciais são fundamentais:
     -“Quem é Jesus Cristo e qual seu projeto de vida para mim? Tenho optado pautar minha vida pela proposta do Evangelho e sob a luz do Espírito Santo?”
     -“Como estão as dimensões da minha vida, a partir daquilo que a Igreja me orienta sobre elas?”
     -“Qual é a qualidade de meus sonhos na vida? Eles estão em consonância com a vontade de Deus e abertos para o bem da sociedade e do próximo?”

A vida que vale a pena ser vivida é a vida em Jesus Cristo: ‘Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida’. (...) Jesus é o Mestre, Ele ensina para nós a arte do bem viver, do amar, da convivência, da generosidade e do perdão. Então, na medida em que tomamos Jesus como Senhor da nossa vida, como a vida da nossa vida, nós já temos vida em plenituda. (...)” Respondeu Dom Ubiratan a equipe de comunicação da PJ Angra (veja o vídeo completo da entrevista)


Veja também:

DNJ 2012 - Dança e Teatro

Dia Nacional da Juventude na Diocese de Itaguaí


Nenhum comentário:

Postar um comentário